Publicado por: albinomau | Abril 19, 2008

Analfabeto, eu me confesso

Numa Sociedade letrada, quando se referem a mim, referem-se a alguém que vive num meio urbano, escolarizado que não tem o domínio da palavra escrita, que pertence a um grupo social muito homogéneo, grupo esse que é composto por trabalhadores pouco qualificados, com uma história mal sucedida no seu percurso escolar.

A caracterização que me é dada, é de analfabeto, devido à minha incapacidade de utilizar correctamente escrita para me expressar.

Apesar dos conhecimentos acumulados devido ao acesso à informação global, que faz com que eu crie as minhas regras no sistema de escrita, para os “doutores” não deixo de ser um analfabeto.

È obvio que, numa sociedade carregada de intelectuais, dificilmente se encontram gente completamente analfabeta, apesar de mesmo assim estarmos em desvantagem como consumidores da palavra escrita.

O mundo letrado, define os graus de analfabetismo usando a sua capacidade de reflexão sobre o contexto que lhe interessa no seu relacionamento intelectual, utilizando o pensamento dominante letrado e urbano, marcado pelo sentido de superioridade, relativamente aqueles que se pretende dominar intelectualmente

Responses

  1. Pensando assim, quase todos somos de fato, analfa betos… ou analfa rodrigos… Mas deixando de lado a piadinha tosca, acho que todos temos dificuldade de nos expressar, poucos conseguem superar essa dificuldade, esses sim são os verdadeiros doutores.


Deixe uma Resposta

Categorias

