Publicado por: albinomau | Abril 20, 2008

Futuros novos analfabetos

A repetência que conduz muitas vezes à desistência e tem repercussões na tendência para o baixo nível de qualidade das Escolas Públicas. Os jovens que abandonam a escola antes de adquirir as capacidades básicas de leitura, escrita e matemática, através do ensino obrigatório, tendencialmente irão engrossar o número dos novos analfabetos.

A repetência é uma medida que se aplica aos alunos que não satisfazem os objectivos definidos para o nível que frequentam, alguns professores acreditam que assim os alunos dispõem de mais tempo para adquirir os conhecimentos que não conseguiram anteriormente, considerando sempre que problema reside no aluno…

Muitos pedagogos consideram que a repetência levanta mais problemas do que resolve, pois repetência não ajuda os alunos a conseguir melhores resultados , mas apenas serve para dificultar a sua integração social, agindo negativamente na autoestima.

Anúncios

Responses

  1. Gosto do raciocíno. A repetência provoca essas desgraças todas. Por isso a solução é passar o pessoal todo. Assim temos analfabetos, mas com curriculo! Chegam ao 9º ano, acabam a escolaridade obrigatória e fazem Portugal brilhar lá fora com as estatísticas do sucesso. Palmas para o raciocínio.
    As criancinhas não devem repetir porque ficam traumatizadas, porque isso pode levar ao abandono escolar, porque lhes cai o mundo em cima.
    A maior parte dessas repetências não são por dificuldades estruturais de aprendizagem mas por desinteresse, por falta de trabalho, por ausência de espírito de sacrifício. As repetências existem em elevado número porque os sucessivos Ministérios da Educação têm destruído a escola como local de trabalho. E agora que os resultados estão à vista, querem mascarar as burrices cometidas com passagens administrativas: o aluno que repete não aprende mais, dizem. Por oposição devem acreditar que o aluno que transita sem ter as bases mínimas exigidas, vais adquiri-las por obra e graça divina.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: