Publicado por: albinomau | Abril 22, 2008

Instruir e/ou educar

A educação tem de ser um processo que tenha como objectivo, produzir pessoas socialmente equilibradas e felizes, de forma que determine o sucesso individual e colectivo de uma comunidade.

Em todo percurso da nossa vida, somos educandos e educadores, em todos os momentos aprendemos e ensinamos, na maior parte das vezes sem tomarmos consciência disso, ou seja, é com essas aprendizagens e ensinamentos que formamos a personalidade e o carácter.

É através da educação que aprendemos tudo. O homem sempre que errou ou acertou, aprendeu, foi com as suas vivências que foi educando os seus sucessores, ou seja, ensinamos e aprendemos coisa saudáveis e nocivas, e assim definimos o que é útil ó prejudicial, para tornamos reflexiva a educação das gerações futuras.

Mas certamente muitos se interrogam, como é que alguém que não foi convenientemente educada, pode educar?

É aí que entra o papel da Escola, o tempo de educar e o tempo de instruir, muitos dos conhecimentos adquiridos para nos instruirmos, quando deixamos a escola jamais utilizaremos, mas a educação iremos utilizar toda a vida!

Uma comunidade instruído pode não ser educada, mas se tiver educação é certamente socialmente justa, solidária e consequentemente desenvolvida!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: